terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Os Caça Promoções

Desde os primórdios da raça humana que o ser humano tem interferido na biosfera, à semelhança de qualquer outra espécie animal ou vegetal. Porém, a partir da primeira revolução industrial essa acção da espécie humana sobre o planeta passou a ser consideravelmente nefasta, com os seres humanos a contribuírem para o desequílibrio dos ecossistemas. Esta situação tem levado à extinção de espécies e à proliferação de outras.



Ora, nos últimos tempos eu tenho ouvido muito burburinho acerca da extinção de uma tal espécie denominada “classe média”, que pelos vistos é muito importante para todos nós. Enfim, apenas mais uma.



Mas a razão pela qual escrevo, é que penso ter descoberto uma nova espécie de que ainda ninguém falou e que está a proliferar bastante – talvez devido à extinção dessa “classe média” que falam por aí – eu denominei-os de Caça Promoções, ou elit ludus se preferirem o nome científico em latim.



Os Caça Promoções são uma espécie à qual devemos estar atentos porque podem começar a ameaçar outras do seu género. São uma espécie que apresenta comportamentos idênticos aos que sofrem de síndrome dos saldos, mas estes são ainda predadores mais eficazes. Os Caça Promoções têm um instinto de sobrevivência fortíssimo e comem durante o ano todo, não apenas sazonalmente, pelo que andam sempre a investigar com instinto felino tudo ao mais infímo promenor até encontrarem a sua presa – a promoção!


O seu modo de operar é simples: às 8.15h da manhã já estão à porta do supermercado para às 8.30h serem os primeiros a entrar e fazem-no logo em grande velocidade, para que possam trazer o maior número possível de itens em promoção. E nos casos em que a promoção é limitada? Bem, aí o instinto já não é tanto felino, é mais canino. Nesses casos, em que por exemplo a promoção só é válida até 2,3 ou 6 itens por pessoa eles metem logo uma palete ou duas dentro do carrinho e agarram-se a ela como um cão a um osso. Depois usam uma engenhosa táctica colectiva: os elementos do grupo vão entrando e saindo com 6 itens de cada vez e rodam entre si, para manter a camuflagem. Quase parece um assalto… Inteligente não é?


Sabem o que acontece depois às 10h da manhã? Chegam as outras espécies e para eles já não há festa, nem as caixas vazias, porque essas os Caça levam também para guardar os seus produtos. E depois descobrem, através do caixa, que os itens da promoção esgotaram às 8.50h da manhã…Enquanto uns se desiludem, estão os Caças na sua toca com 50 ou 60 artigos enquanto só poderiam ter trazido 6 e gabam-se do seu feito. E o pior é que são cada vez mais…


Um amigo meu sociólogo disse-me que a culpa da proliferação em massa desta espécie, que ameaça em grande escala colocar o ecossistema do comércio de supermercado em desequílibrio, é de uma outra – a espécie política. Eu cá não percebo muito destes ecossistemas, mas isto parece-me a história do ovo e da galinha…

2 comentários:

  1. por causa disso os perguiçosos q se levantam tarde gastam a massa toda pq ja n ha preço baixo para ninguem ahah

    ResponderEliminar
  2. Pois é uma questão de sobrevivência.
    Eu sou apenas um principiante caçador de promoções, não por opcção mas sim por imposição social.
    Bem, não tenho mais tempo para escrever pois tenho que ir fazer uns podins para sobremesa de uma bela refeição de caras de bacalhau regado com um excelente azeite virgem extra (0,7% acidez).
    Por ultimo cumpre-me informar que poderei disfrutar deste tipo de alimentação, no minimo por 12 meses.
    Aqui voltarei para divulgar avançadas técnicas que desenvolverei na área de Caça promoções, apenas depois de as testar por várias vezes.
    Abreijos do Kikomar caçador

    ResponderEliminar