Venho através deste meio comunicar-vos uma história tão triste quanto surreal. Há cerca de um mês mudei de casa e tomei todas as providências para que quando me instalasse pudesse disfrutar de televisão e desta ferramenta tão essencial - a Internet. Pois bem eu, cliente do Meo há cinco anos, decidi colocar o serviço Zon com um pacote semelhante ao que tinha do Meo, mas que me oferecia Internet mais rápida pelo e mais uns canais de televisão pelo mesmo preço. Solicitei o serviço telefónicamente e desde logo desejaram proceder à montagem do serviço. Por insistência dos técnicos a montagem foi marcada ainda antes de eu ter sequer um PC em casa ou TV. Os técnicos vieram, fizeram a instalação e eu solicitei e explicitei aos mesmos que necessitava de Internet em todos os quartos, fosse de que maneira fosse- cabo ou wireless. Nisto o técnico apenas montou o serviço wireless e eu perguntei-lhe com aquela desconfiança inata de quem já tem 15 anos de experiência com companhias de comunicação e audiovisual:
- Isso chega para difundir pela casa toda?
- Sim é suficiente.
- Mesmo lá dentro nos quartos?
- Sim.
Os técnicos acabaram de fazer os testes, deixaram o telefone, box e router no chão da sala e foram-se embora. Até aqui tudo bem.
O embróglio começou quando me mudei e vi que no escritório onde trabalho o sinal wireless não era detectado. Telefonei para o apoio técnico e uns sujeitos de discurso normalizado disseram que iam aumentar a potência do sinal - resultado nulo. A guerra começou aqui: solicitei que viessem então os técnicos corrigir a situação. Disseram-me que a Zon não tinha obrigação de garantir wireless na casa toda e que isso não estava estipulado no pacote, ao que respondi:
- Eu sei, mas não foi isso que solicitei. Eu pedi Internet na casa toda, cabe ao técnico escolher a forma como o faz. Não pedi que fosse wireless.
E com toda a paciência do mundo expliquei que o técnico tinha feito testes com o seu próprio portátil e que me tinha dito que o sinal estava a ser difundido por toda a casa, pelo que na altura não instalou nada por cabo:
- Mas como de facto se enganou peço que venha alguém corrigir a situação.
- Não houve qualquer erro, a zon não providencia serviço wireless para a casa toda. A deslocação terá um custo de 20€ mais equipamento, ou poderá adquirir na Worten um difusor de sinal...
Difusor de sinal?! Enfim, para não vos massar mais digo-vos apenas que expliquei a situação a 3 atendedores do call center da Zon, perdi cerca de 2h ao telefone e todos me responderam o mesmo: tem de pagar.
Afinal deve o consumidor pagar por um erro do técnico? Caso o técnico tivesse verificado que o wireless não estava disponível em todas as divisões, no momento teria procedido à instalação por cabo e eu ficaria isento de qualquer custo, como até me confirmou um dos atendedores. Como não o fez, eu tenho de pagar. Adoro a lógica da empresa.
Resultado, dei baixa do serviço, fiz uma reclamação junto da ANACOM e para a própria ZON. Mais, concedi um prazo de 5 dias úteis para virem retirar o equipamento, como não o fizeram simplesmente coloquei tudo na rua, no passeio junto do prédio, pois não tenho de ser fiel depositário de activos de empresa alguma. No mesmo dia a MEO instalou-me o serviço completamente funcional em casa.
Deixo o conselho: se pretendem eficiência, apoio técnico de qualidade (e que não vos tratem como lixo ignorando o que dizem e tentanto impingir o pagamento de uma obrigação da empresa) e um serviço de qualidade que não vos traga dores de cabeça, não se deixem ir na cantiga da sereia. Com uma pequena pesquisa na Internet, descobri outros consumidores também indignados por situações insólitas do apoio técnico da Zon. Por último, cuidado com os contratos de fidelização. Felizmente não assinei nenhum.
- Isso chega para difundir pela casa toda?
- Sim é suficiente.
- Mesmo lá dentro nos quartos?
- Sim.
Os técnicos acabaram de fazer os testes, deixaram o telefone, box e router no chão da sala e foram-se embora. Até aqui tudo bem.
O embróglio começou quando me mudei e vi que no escritório onde trabalho o sinal wireless não era detectado. Telefonei para o apoio técnico e uns sujeitos de discurso normalizado disseram que iam aumentar a potência do sinal - resultado nulo. A guerra começou aqui: solicitei que viessem então os técnicos corrigir a situação. Disseram-me que a Zon não tinha obrigação de garantir wireless na casa toda e que isso não estava estipulado no pacote, ao que respondi:
- Eu sei, mas não foi isso que solicitei. Eu pedi Internet na casa toda, cabe ao técnico escolher a forma como o faz. Não pedi que fosse wireless.
E com toda a paciência do mundo expliquei que o técnico tinha feito testes com o seu próprio portátil e que me tinha dito que o sinal estava a ser difundido por toda a casa, pelo que na altura não instalou nada por cabo:
- Mas como de facto se enganou peço que venha alguém corrigir a situação.
- Não houve qualquer erro, a zon não providencia serviço wireless para a casa toda. A deslocação terá um custo de 20€ mais equipamento, ou poderá adquirir na Worten um difusor de sinal...
Difusor de sinal?! Enfim, para não vos massar mais digo-vos apenas que expliquei a situação a 3 atendedores do call center da Zon, perdi cerca de 2h ao telefone e todos me responderam o mesmo: tem de pagar.
Afinal deve o consumidor pagar por um erro do técnico? Caso o técnico tivesse verificado que o wireless não estava disponível em todas as divisões, no momento teria procedido à instalação por cabo e eu ficaria isento de qualquer custo, como até me confirmou um dos atendedores. Como não o fez, eu tenho de pagar. Adoro a lógica da empresa.
Resultado, dei baixa do serviço, fiz uma reclamação junto da ANACOM e para a própria ZON. Mais, concedi um prazo de 5 dias úteis para virem retirar o equipamento, como não o fizeram simplesmente coloquei tudo na rua, no passeio junto do prédio, pois não tenho de ser fiel depositário de activos de empresa alguma. No mesmo dia a MEO instalou-me o serviço completamente funcional em casa.
Deixo o conselho: se pretendem eficiência, apoio técnico de qualidade (e que não vos tratem como lixo ignorando o que dizem e tentanto impingir o pagamento de uma obrigação da empresa) e um serviço de qualidade que não vos traga dores de cabeça, não se deixem ir na cantiga da sereia. Com uma pequena pesquisa na Internet, descobri outros consumidores também indignados por situações insólitas do apoio técnico da Zon. Por último, cuidado com os contratos de fidelização. Felizmente não assinei nenhum.
Se fosse só a zon. O mesmo já me aconteceu com o meo, a anacom e a deco é q deviam apertar com estes tipos. como a concorrencia é pouca têm a faca e o queijo na mão, o consumidor é q se lixa sempre e tem de arcar com os custos da incompetência. acho q para conseguir assistencia tecnica o melhor é estragar os equipamentos pois só assim é q eles vêm sem termos de pagar
ResponderEliminarConcordo, esses tipos são uns xupistas!
ResponderEliminaruha
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